Vídeos corporativos são relevantes para a sua marca?

Antes de mais, sabe do que falamos quando mencionamos vídeos corporativos? São uma peça de comunicação para divulgar uma empresa, marca, ou alguma das suas atividades. Vulgarmente conhecidos como vídeos institucionais, os vídeos corporativos são um formato único de criar engagement com os clientes, colaboradores e stakeholders, pois existe uma maior predisposição para ver vídeos, ao contrário de muitas fotos ou textos explicativos.

Os vídeos corporativos sempre foram um investimento caro para as empresas. Principalmente quando só existiam os meios tradicionais de comunicação para o divulgar. Hoje, com o marketing digital em constante atualização, os vídeos corporativos ganharam uma nova vida. Novos formatos, novas abordagens, novas tecnologias que transportam os vídeos corporativos para um novo patamar na comunicação.

video corporativo

Apostar em vídeos corporativos traz benefícios internos e externos

A credibilidade e a confiança da sua marca vão sempre sair reforçadas através de vídeos corporativos, especialmente para quem já conhece algo sobre a marca. Para quem ainda não tem qualquer contacto, os vídeos corporativos são o melhor conteúdo para prestar informações de forma rápida e interativa. Nem que seja só para existir no seu site, vale a pena apostar em vídeos corporativos para simplificar os seus produtos, serviços ou identidade corporativa.

Qual a melhor abordagem para os seus vídeos corporativos?

Tanto para o público interno como externo, os vídeos corporativos são a representação humana da empresa. É esta a melhor forma para mostrar quem está por dentro: os colaboradores e as suas tarefas principais. Neste formato, focar no lado emocional aos vídeos corporativos é trazer o espectador para junto de si.

Como quer ser conhecido e reconhecido? Sério ou engraçado? Viral, emocionante ou inspirador? Não há respostas erradas! As opções estão do seu lado e todas são boas soluções para os seus vídeos corporativos. Mais que gerar empatia ou pensar no conteúdo do vídeo, é importante estar atento às tendências e perceber os hábitos de consumo do público. Os vídeos corporativos são a sua publicidade, por isso, também é necessário ser pragmático na abordagem e nas métricas a alcançar.

Siga os passos certos para fazer vídeos corporativos

Vamos abordar os tópicos que tem de ter em conta durante toda a produção dos vídeos corporativos. O primeiro dado que temos para lhe apresentar é uma estatística muito relevante: 85% dos vídeos do Facebook são assistidos sem som. Isto arrasa qualquer estratégia, por isso, pense em como contornar este obstáculo, seja com legendas ou com outra alternativa. Aqui, o que importa é ter a certeza da mensagem que quer transmitir. Só assim vai perceber se consegue chegar mais perto de quem procura alcançar.

O que quer comunicar? O que deseja que fique na mente do público? Responda a estas perguntas para chegar ao seu conceito criativo e, seja qual for o ângulo, mantenha presente que o seu vídeo tem de ser humano e conseguir essa relação interpessoal com o público.

Defina o verdadeiro objetivo para cada um dos seus vídeos corporativos

Não queira comunicar várias coisas ao mesmo tempo, nem tente demasiado forçar a comunicação. Concentre-se num só objetivo e mantenha-o em mente durante todos os passos do processo. É importante revisitar a origem do seu objetivo para comunicar com assertividade nos seus vídeos corporativos. Por vezes, é fácil perder o rumo do principal objetivo pelo caminho, por isso, faça várias revisões antes de lançar o produto final. O mesmo se aplica a efeitos visuais excessivos e tudo o que possa parecer demasiada informação ao mesmo tempo. Ou seja, diminua a quantidade de ruído visual para a audiência. Lembre-se do ditado português “demasiado bom para ser verdade” e tente que os seus vídeos corporativos não desvirtuem o ADN e valores da empresa.

Se for a um país que não conhece a língua, vai sentir-se deslocado. Isso é o que acontece quando utiliza demasiado jargão corporativo e demasiadas expressões técnicas relativas ao seu negócio. A comunicação funciona melhor sempre que é simples e facilmente entendida por todos. E nos vídeos corporativos não é excepção.

Construa vídeos corporativos eficazes

O final deste artigo vai ser um shot de informação para conseguir o melhor resultado possível com os seus vídeos. Há 3 pontos essenciais a não esquecer: concentre-se nos benefícios para o seu cliente, conte uma história e seja específico. O cliente é com quem quer comunicar, por isso, é essencial que o vídeo transmita os benefícios somente para ele, sem utilizar exemplos que não se apliquem. Para fazer isto, é sempre mais fácil através de um processo de storytelling para envolver e criar empatia com o seu cliente enquanto lhe está a “contar uma história”. Por fim, deve conseguir explicar o seu vídeo num só frase. É claro que o vídeo será mais longo, mas isto é a prova final para saber que o seu vídeo cumpre todos os requisitos para ser eficaz.

 

OUTRA HISTÓRIA
OUTRA DIMENSÃO

×