O que esperar do marketing digital em 2022

2022 já chegou e, apesar da pandemia mostrar sinais de estar a abrandar, houve muitas tendências e novas perspetivas que vieram para ficar. Uma delas foi a importância do marketing digital, que se tornou ainda mais vital para qualquer marca desde 2020.

Social Media Manager passou de um conceito abstrato para uma das profissões mais procuradas no LinkedIn.

As marcas, os negócios estão completamente conscientes da importância de uma estratégia eficaz de marketing digital, e neste artigo partilho consigo as tendências para este ano nesta área.

Marcas com personalidade

Os consumidores respondem a estímulos e criam relações emocionais com marcas. Mais do que nunca, é crucial criar uma identidade social e definir a personalidade da marca para que esta consiga aproximar-se da sua comunidade e relacionar-se com ela de forma positiva.

A autenticidade, a espontaneidade  e a realidade são os conceitos que os consumidores cada vez mais valorizam nas empresas, nas marcas e nos negócios.

Este ano personifique o seu negócio, tornando-o mais único e eloquente.

E-commerce e digital influencers

As compras online são cada vez mais populares e a digitalização dos negócios inclui a transformação das compras offline para o e-commerce. Mas atenção, ter uma loja online não significa de todo ter vendas. Para isso é essencial implementar uma estratégia de performance focada em conversões.

A utilização de digital influencers é uma boa solução para ajudar a fazer crescer as vendas online.

A magia está na seleção destes influenciadores cuja comunidade seja relevante para o seu negócio. Não olhe apenas para o número de seguidores: o que é realmente importante é a capacidade de influência e como inspiram os seus seguidores.

Eventos híbridos

Até 2020 apenas conhecíamos eventos presenciais. Depois, quando vieram as restrições e os confinamentos, surgiram mudanças drásticas na forma como nos relacionamos com o mundo. Apareceram milhões de eventos online, capazes de juntar e aproximar pessoas digitalmente, independente do lugar onde estão ou do fuso horário. O único requisito é acesso à internet e interesse em participar.

Pois, a partir de agora podemos contar com eventos híbridos como algo habitual. A presença física em conferências, feiras, simpósios, formações é, sem dúvida, muito enriquecedora, mas a distância deixou de ser um problema ou um aspeto limitador. Quem não tem a possibilidade geográfica de participar em determinado evento, fá-lo-á a partir de ferramentas online com uma facilidade cada vez maior.

Num próximo artigo poderei abordar em que moldes e quais as plataformas que podem ajudar este tipo de situações.

Realidade virtual 

Quando pensamos em realidade virtual, pensamos no futuro. Contudo, a realidade virtual já é o presente.

As marcas começam a criar estratégias inovadoras de marketing digital com recurso à realidade virtual, permitindo uma experiência totalmente imersiva capaz de explorar os diferentes sentidos e levando a uma relação mais real e autêntica com o consumidor.

Já não são apenas as grandes empresas como o Google, Sony ou Samsung a explorar a RV, mas também as empresas mais atentas ao que se passa no mercado.

Explore as diferentes opções que tem à disposição do seu budget e crie estratégias de sucesso com recurso a esta ferramenta inovadora.

Social Audio

Finalmente, o Social Audio é outra funcionalidade que está no spotlight. São inúmeras as apps e plataformas que temos disponíveis para ouvir podcasts, participarmos em chatrooms ou fazermos pesquisas de voz. A tecnologia evolui e o comportamento do consumidor acompanha as mudanças.

Os users querem investir menos tempo e ter uma taxa de esforço menor para realizar qualquer atividade. Por isso, recorrer a formatos populares como os podcasts para promover a sua marca ou utilizar voice search na sua loja online pode ser bastante útil para para vender os seus produtos e serviços com maior facilidade (na ótica do utilizador).

Estas são algumas das tendências para este ano.

OUTRA HISTÓRIA
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