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31 Maio 2020

O que é marketing digital?

Por: geral

Marketing digital é tudo aquilo que o Marketing tradicional idealiza aplicado ao digital. Engloba desde a dinamização de redes sociais, ao desenho de websites informativos ou lojas online, sempre com o propósito de aumentar notoriedade e/ou vendas (quase sempre interligadas), à criação de newsletters para campanhas de e-mail marketing, estratégias de SEO, Google Ads, e muito mais. Basicamente, o marketing digital é o mundo que nos permite potenciar qualquer negócio na internet.

 

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Marketing digital é tudo isto, mas o que é gestão de redes sociais?

A gestão das redes sociais é das matérias mais importantes do marketing digital e é muito mais do que postar no Facebook, no Instagram, no Pinterest, no Twitter, no LinkedIn, ou em qualquer outra rede social. É onde as marcas e os utilizadores muitas vezes têm o primeiro contacto: a primeira interação é como nas relações humanas, requer um posicionamento adequado e uma estratégia diferenciada.

Muitas vezes, as redes sociais são também utilizadas para o customer service, já que o número de horas passadas pelos utilizadores nas redes é grande, muitas pessoas preferem enviar uma mensagem à marca em vez de telefonar, pois podem associar a um contacto mais rápido e direto.

Marketing Digital - Redes Sociais Perfil Criado

No gráfico 1 quais as redes sociais onde tem perfil criado ou conta pessoal (top 5)
Fonte: Marktest, Os portugueses e as redes sociais em 2019

Marketing Digital - Redes Sociais mais utilizadas

No gráfico 2 vemos rede social que utiliza com mais frequência (idade 15-24 – top 3)
Fonte: Marktest, Os portugueses e as redes sociais em 2019

 

Se já tenho um site significa que faço marketing digital?

A resposta certa é não, não significa “fazer” marketing digital. Podemos ter um site, mas se não levarmos as pessoas a visitá-lo, acabamos por ter 0 visitas por dia. Pense numa loja de rua que se não tem uma placa com o nome da marca e/ou a dizer o que vende, porque razão as pessoas a vão visitar? Curiosidade não é suficiente. Através de outras ferramentas como a já abordada gestão de redes sociais e/ou (como a que vamos falar a seguir) Google Ads e/ou estratégias SEO, o marketing digital permite-nos aumentar o tráfego e potenciar as vendas.

 

E-mail marketing? Mas não diziam que isso já era passado?

E-mail marketing faz parte de uma estratégia de marketing digital. Na verdade, é uma das componentes onde a taxa de conversão é maior.

Muitas pessoas podem dizer que está ultrapassado, mas com uma base dados qualificada, dentro das normas a que o RGPD obriga, conseguimos comunicar com os nossos principais interessados, desde clientes a potenciais clientes ou até mesmo parceiros de negócio, e criar novas oportunidades.

 

O que é SEO? E como é que beneficia o marketing digital?

SEO significa Search Engine Optimization e está relacionado com o posicionamento orgânico que o website tem. Passa pela criação de meta tags, meta description, criação de backlinks, autoridade de domínios, e outros pontos relacionados com marketing digital. Ter uma estratégia SEO bem implementada permite-nos aparecer nas primeiras páginas dos motores de busca sem recorrer a anúncios pagos (Google Ads).

 

O que é SEO? E como é que beneficia o marketing digital?

O que é SEO? E como é que beneficia o marketing digital?

 

Mas se o meu marketing digital tiver uma estratégia de SEO não preciso de Google Ads?

Não, no marketing digital tudo funciona de forma complementar e cada vertente tem a sua importância. Numa campanha de pesquisa, o Google Ads permite-nos atingir os resultados pretendidos a curto prazo. Uma estratégia de SEO é considerada um investimento a médio prazo e não significa que deve deixar de fazer Google Ads.

 

O que me leva mais rapidamente à primeira página das pesquisas no Google?

Se o seu objetivo é começar já a escalar os motores de busca para aparecer entre os primeiros resultados nas pesquisas, a solução é uma estratégia forte com investimento em Google Ads. Com auxílio do Google Analytics, vai conhecer a forma como os seus clientes pesquisam pelos produtos e serviços, e assim adaptar a estratégia e conseguir esse primeiro lugar das pesquisas.

 

Estratégias de SEO vão levá-lo à primeira página do Google de forma orgânica

Dizem os especialistas que a percentagem de pessoas que vai ver a segunda página das pesquisas do Google é muito pequena. É por isso que é tão importante coordenar a sua estratégia de SEO com a estratégia de Google Ads. O SEO não só aumenta a performance das suas campanhas de anúncios, como também é o principal responsável para que consiga chegar ao topo.

 

Estratégias de SEO vão levá-lo à primeira página do Google de forma orgânica

Estratégias de SEO vão levá-lo à primeira página do Google de forma orgânica

 

Estou na primeira página, posso parar de investir em marketing digital?

Não, porque será rapidamente ultrapassado pelos seus concorrentes diretos. Pode investir mais ou menos e ir adaptando a sua estratégia na linha das suas necessidades, mas em marketing digital não se pode parar. A internet não se desliga, por isso, é importante continuar a criar estratégias, a produzir conteúdo valioso para o público, bem como melhorar continuamente os seus produtos e serviços.

 

Quando vou começar a ter resultados?

O marketing digital é muito dinâmico, está sempre em transformação e atualização. Por isso, depois de definir as suas estratégias e objetivos, deve manter-se “em cima do acontecimento”. A parte analítica do digital, em relação ao tradicional, tem a grande vantagem de poder ser analisado à hora, ao minuto, ao segundo. A análise é a chave para não parar de evoluir.

 

Marketing digital é uma oportunidade crescente para o seu negócio

O marketing digital é um mundo onde as oportunidades de negócio se multiplicam em muitas plataformas. Estabeleça os seus objetivos para adaptar uma estratégia de marketing digital e consiga os resultados que procura. O seu negócio tem tudo para crescer com uma boa estratégia digital e utilizar ferramentas como a gestão de redes sociais, email marketing, Google Ads e SEO. Agora, só tem de escolher o primeiro passo!

 

Marketing digital é uma oportunidade crescente para o seu negócio

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